O Grupo de Estudos de Direito Sanitário (Gedisa) foi criado em 2018 com os objetivos de debater temas relevantes sobre o direito à saúde e de incentivar a produção de artigos que abordem questões relacionadas a este importante direito social.

Uma iniciativa do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa), o Gedisa conta com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Saúde Pública da USP. A coordenação acadêmica do grupo é feita pelo Professor Titular da Faculdade de Saúde Pública da USP, Fernando Aith. As pesquisadoras do Cepedisa, Maria Eugênia Ferraz do Amaral Bodra e Marina de Neiva Borba, são responsáveis pela coordenação executiva.

Em seus encontros, o Gedisa também conta com a participação de convidados especiais – pesquisadores, professores, especialistas em temas do direto à saúde – que compartilham suas experiências e conhecimentos, enriquecendo os debates.

As atividades do Gedisa são semestrais e os encontros acontecem quinzenalmente, sempre presenciais. As inscrições são abertas no início do semestre e é feita uma seleção entre os inscritos, mediante o preenchimento de um formulário eletrônico, quando são analisados o currículo Lattes do candidato, a sua experiência com o direito à saúde e/ou com o setor da saúde e o seu interesse em participar do Grupo.

Para receber a declaração de participação na atividade de extensão, emitida pela Faculdade de Saúde Pública da USP, os participantes do grupo devem comparecer a um mínimo de quatro encontros e apresentar um artigo de reflexão sobre um tema relacionado ao direito à saúde.

Os melhores trabalhos são selecionados para publicação no site do Cepedisa.