CONSELHO DELIBERATIVO

Sueli Gandolfi Dallari

Coordenadora Científica


É professora titular da USP e advogada, com mestrado, doutorado e livre-docência em saúde pública pela USP e pós-doutorado em direito médico pela Université de Paris 13 (França) e em saúde pública pela Columbia University (EUA). Sueli participou da fundação do NAP-DISA/USP e do Cepedisa. (Lattes)

Fernando Mussa Abujamra Aith

vice-coordenador científico


É professor titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP e professor visitante da Université Paris 5 (Descartes, França), com mestrado em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP, mestrado em direito médico e da saúde pela Université Paris 8 (França), doutorado em saúde pública pela USP, pós-doutorado pela Faculdade de Direito da Université Paris 2 (França) e livre-docência em Teoria Geral do Estado pela USP. (Lattes)

Amélia Cohn


É professora do programa de mestrado em direito da saúde da Universidade Santa Cecília, com graduação em Ciências Sociais pela USP, mestrado e doutorado em Sociologia pela USP. (Lattes)

Celso Campilongo


É professor titular da USP e professor doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com mestrado e doutorado em Direito pela USP e livre-docência pela PUC-SP. (Lattes)

Deisy Ventura


É professora de Direito Internacional na USP, com mestrado em direito comunitário e europeu e doutorado em Direito Internacional pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne, França). (Lattes)

PESQUISADORES

Ana Luisa Romao


É advogada. Doutoranda em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da USP. Graduada pela mesma instituição. Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário - Cepedisa. (Lattes)

André Bastos Lopes Ferreira


Doutorando em Direito pela Universidade de São Paulo, em cotutela com a Université de Paris. Especialista em Direito Societário pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo. Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Direito Sanitário da Universidade de São Paulo.(Lattes)

Angela Acosta


Possui doutorado em Ciências Farmacêuticas - Universidade de Buenos Aires (2017), e um Mestrado em Efetividade Clínica e Sanitária - Universidade de Buenos Aires (2014). Atualmente é Diretora da Fundação Misión Salud na Colômbia, e pós doutoranda da Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública e foi Especialista em Medicamentos e Tecnologias Sanitárias até junho 2019 no Instituto Sul-americano de Governo em Saúde (ISAGS). Tem experiência na área de medicamentos com ênfase em avaliação de tecnologias em saúde. Experiência profissional de quinze anos. Amplo conhecimento e experiência em saúde pública com ênfase em medicamentos, avaliação de tecnologias sanitárias, leitura crítica de evidência clínica e política farmacêutica. Amplas expectativas e interesse em realizar aportes técnicos e gestão em saúde e política pública em América Latina. Experiência como líder, gestora e assessora em temas de políticas e regulação de medicamentos em organismos como Ministério de Saúde de Colômbia, Agência de Regulação de Medicamentos de Colômbia, e projetos regionais para América Latina desde a Organização Pan-americana da Saúde e Banco Interamericano de Desenvolvimento. Participação em projetos de pesquisa e consultoria em saúde pública, medicamentos, política farmacêutica, avaliações de tecnologias sanitárias, e avaliações econômicas. (Lattes)

Clémentine Lequillerier


É professora na Université Paris 5 (Descartes, França)

Daniel de Araujo Dourado


É Médico e advogado, professor de Medicina da Escola de Ciências da Saúde da Universidade Anhembi Morumbi, doutorando e mestre pela Faculdade de Medicina da USP. (Lattes)

Débora Martins

Editora-Executiva da Revista de Direito Sanitário


É jornalista, com especializações nas áreas de comunicação científica e direção editorial de veículos de comunicação.

Julino Soares


Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo (2006), mestrado em Medicina Preventiva pela Universidade Federal de São Paulo (2009), doutorado em Psicobiologia (Conceito CAPES 7) pela Universidade Federal de São Paulo (2016). Pesquisador Doutor Colaborador na Universidade Federal do ABC - Programa de Políticas Públicas de Saúde. Possui Especialização em Pesquisa Clínica (UNIFESP) e em Gerenciamento e Execução de Projetos de Inovação em Empresas pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorando pela Faculdade de Saúde Pública da USP e Pesquisadora Associada - NAP-DISA . (Lattes).

Luciana Cugliari Travesso


Advogada, possui graduação em Direito pela Universidade São Francisco, mestrado em Saúde Coletiva pela FCM/UNICAMP e especialização em Direito Sanitário pela UNICAMP/IDISA. Foi diretora executiva do IDISA, assessora do Chefe de Gabinete da SES/SP e atualmente é assessora do Secretário Municipal de Saúde de Campinas (Dr. Cármino Antônio de Souza). Tem experiência na área jurídica, com ênfase em Direito Sanitário. (Lattes).

Luciana d'Ávila


É Analista em Educação e Pesquisa em Saúde da ESP-MG, Coordenação de Promoção, Cuidado e Vigilância em Saúde. Graduação em fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2004); especialização em Ergonomia (UFMG, 2005); mestrado em Saúde Pública (UFMG, 2009); especialização em Direito Sanitário pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG, 2015); doutoranda em Saúde Pública na Faculdade de Medicina da UFMG (bolsista da Fapemig no Programa de Capacitação de Recursos Humanos - PCRH). (Lattes)

Marcos Paulo Falcone Patullo


Advogado especialista em Direito à Saúde. Sócio do escritório Vilhena Silva Advogados, bacharel e mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutorando na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - Departamento de Medicina Preventiva. Professor do Curso de Direito do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) (Lattes)

Maria Eugênia Ferraz do Amaral Bodra


Advogada. Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. LL.M. em Direito da Saúde Global e Instituições Internacionais pela Georgetown University (Washington D.C.- EUA) e pelo Graduate Institute of Development and International Studies (Genebra - Suíça). Especialista em Direito Sanitário pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Doutora em Direito pela USP. (Lattes)

Marina de Neiva Borba


É advogada e Pós-doutoranda na Faculdade de Saúde Pública da USP, com Mestrado e Doutorado em Bioética e Especialização em Direito Tributário. (Lattes)

Matheus Zuliane Falcão


É mestre pela Faculdade de Direito da USP (Lattes)

Renata Rothbarth


É mestre pela Faculdade de Saúde Pública da USP (Lattes)

Pedro Gabriel Lopes


Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo. Consultor jurídico com foco em Direito Sanitário. Co-fundador do Instituto de Pesquisas Sociais e Econômicas da Cannabis (IPSEC). Membro da Comissão de Direito Sanitário da OAB/SP. (Lattes)

Pedro Ivo Biancardi Barboza


É advogado, graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, doutorando no Programa de Pós Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, mestre em Ciências da Saúde pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - IAMSPE, com MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí-Flórida Christian University. Áreas de interesse e atuação: Direito Constitucional, Direito Público, Direito Administrativo, Direitos Sociais, Direito à Saúde e Direito Empresarial e Tributário. (Lattes)

Priscilla Maria Dias Guimarães César


É pesquisadora, advogada e doutoranda em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade McGill, Canada. Mestre em Direito Internacional e Comparado (2008) e bacharel em Direito (2005) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Propriedade Industrial (2007) pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina. Membro do Centro de Política em Propriedade Intelectual (Centre for Intellectual Property Policy—CIPP) da Faculdade de Direito da Universidade McGill. (Lattes)

Stéphane Brissy


É professor na Université Paris 5 (Descartes, França)

Thamires Pandolfi Cappello


Doutoranda em Saúde Pública na Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP. Especialista em Direito Médico, Hospitalar e da Saúde. Coordenadora do curso de pós-graduação de Direito Médico, Hospitalar e da Saúde na FASIG. (Lattes)

Thiago Souza Silveira


É mestre na Universidade de São Paulo, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Licenciatura e Bacharelado em Geografia. Atualmente é doutorando na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - Medicina Preventiva. Tem experiência na área de ensino e em Geociências, com ênfase em Climatologia Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia Geográfica, Rio de Janeiro, conforto térmico, qualidade da água da chuva e poluição aérea. Além de desenvolvimento de produtos de cunho geográfico para o terceiro setor, em especial o geoprocessamento. (Lattes)

SECRETARIA

Silmara Duarte